10 mandamentos para desenvolvedores alcançarem o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

Equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é um dos temas mais debatidos na internet. É possível encontrar centenas de artigos com dicas sobre como alcançar esse equilíbrio e, naturalmente, desenvolvedores também precisam evitar que o trabalho tome conta de sua vida.

Um programador permanentemente exausto acaba jogando a culpa de seu cansaço no ambiente de trabalho, no emprego ou em qualquer outra coisa.

desenvolvedores equilíbrio jogo pessoal profissional programador

Fonte: https://onsizzle.com/i/i-am-not-an-early-bird-or-a-night-owl-776118

ENJOYING THIS POST?

Get 5% discount on your monthly subscription purchase

No final do artigo, você vai ver uma luz brilhante no fim do túnel, dando-lhe uma esperança de uma vida melhor. O artigo visa programadores com uma inclinação para o desenvolvimento de jogos.

desenvolvedores equilíbrio jogo pessoal profissional programador

Página da Categoria GameDev

desenvolvedores equilíbrio jogo pessoal profissional programador

Página da História do GameDev

Desenvolvimento de jogos é outra história. É comum gamedevs trabalharem cerca de 80 horas por semana. Veteranos como Alex St. John acreditam que é normal trabalhar por muitas horas sem reclamar quando se está neste ramo.

Rami Ismail, por outro lado, discorda de Alex St. John e escreveu uma réplica.

Tudo isso começou a partir de problema do “crunch time”, escrito por Dean Takahashi quando Kate Edwards propôs que o crnch time é necessário para trabalhar em grandes empresas, sobretudo em empregos de desenvolvimento de jogos. Leia aqui.

OS 10 MANDAMENTOS:

1)  SEJA UM NINJA

Se você está na indústria há muito tempo, você já sabe que o termo “ninja” está associado a pessoas que trabalham de forma eficiente e são bons no que fazem.

Para gerir o seu equilíbrio, você precisa ser um ninja e terminar o seu trabalho dentro do tempo previsto.

desenvolvedores equilíbrio jogo pessoal profissional programador

Fonte: https://www.pinterest.com/pin/111956740708838510/

E os desenvolvedores de jogos? Eles têm o mesmo luxo? Muitos argumentam que não dá para trabalhar menos de 40 horas por semana, mas isso não é a verdade. Muitos desenvolvedores de jogos mantem um equilíbrio profissional/pessoal saudável e conseguem terminar seu trabalho do dia antes de passar para o outro lado, ou seja, a vida pessoal.

2) ENCONTRE UM NOVO HOBBY

O maior hobby dos desenvolvedores de jogos são os video games. Isso soa razoável, certo? Entretanto, jogar o tempo todo não vai dar-lhe a oportunidade de manter um verdadeiro equilíbrio. Não é que você precisa parar de jogar jogos completamente, mas há toneladas de outras atividades que você pode participar tais como natação, ciclismo, caminhadas, etc.

Alcance uma mente relaxada. Afinal de contas, uma mente relaxada é uma mente criativa.

desenvolvedores equilíbrio jogo pessoal profissional programador

Fonte: https://www.pinterest.com/pin/111956740708838510/

3) GERENCIE SEU TRABALHO PELO ESFORÇO, NÃO PELO TEMPO

Outra maneira de gerenciar seu trabalho e, eventualmente, equilibrar sua vida pessoal e profissional é medir o esforço e não o tempo. Seu chefe pode ter alocado para você duas horas para uma tarefa, mas você acha que o tempo é a medida do esforço? Não.

Para garantir que você gaste seu tempo fazendo um trabalho real e não contando o tempo, meça o seu trabalho pelo esforço necessário.

Se você é um desenvolvedor de jogos, trabalhe o atributo que sua equipe quer que você termine em primeiro lugar e, depois, esforce-se nas outras tarefas de menor importância.

Engolir um sapo é um dos maiores hacks de produtividade que se pode seguir. Isso não só garante que você trabalhe mais relaxado pelo resto do dia, mas também adiciona um valor significativo para o projeto em que você está trabalhando.

desenvolvedores equilíbrio jogo pessoal profissional programador

Fonte: http://www.dejanblazeski.com/eat-that-frog-mark-twain-style/

4) NÃO GASTE SEU TEMPO COM ATIVIDADES INÚTEIS

Quantas vezes você se pegou perdendo tempo fazendo coisas que não precisava como assistir TV ou mexer no celular?

Sendo um programador ou desenvolvedor de jogos, o melhor é que se pode optar por contribuir em um projeto open source, iniciar o seu próprio projeto paralelo ou ensinar crianças e amigos a programar. As atividades acima irão manter sua mente fresca e permitirão que seus talentos sejam usado em outro lugar.

desenvolvedores equilíbrio jogo pessoal profissional programador

Fonte: www.themeapicture.com

5) TENHA UM PLANO DE ESCAPE

O trabalho, às vezes, pode ser um osso duro de roer. Afinal, você está trocando seu tempo por dinheiro, e isso não é agradável durante muito todo o tempo.

Planos de fuga podem consistir de atividades diferentes depois do trabalho. Por exemplo, brincar com as crianças, passar o tempo na cozinha fazendo a comida que você ama, trabalhar em projetos de código aberto, etc.

6) DESLIGUE SUA MENTE

Você leva seus erros do trabalho para casa? Se fizer isso, você nunca vai sair do trabalho. A melhor abordagem é desligar a parte profissional do seu cérebro depois de deixar o escritório.
Pode não ser tão fácil quanto parece, mas, com a prática, você pode fazê-lo e melhorar o seu equilíbrio imensamente.

Não há necessidade de pensar sobre os erros já que eles podem ser resolvidos no dia seguinte.

7) SOCIALIZE COM NÃO-GAMERS

Os desenvolvedores de jogos são pessoas especiais. Eles estão trabalhando todos os dias para criar um jogo incrível. Eles não só adoram jogos, mas também adoram conversar sobre jogos.

Depois do trabalho, é comum para qualquer desenvolvedor de jogo iniciar discussões sobre jogos se for passar o tempo com outros jogadores ou desenvolvedores.

É por isso que é uma boa idéia passar o tempo com os não-gamers. Dessa forma, você pode estar completamente fora da grade e desfrutar de um equilíbrio feliz.

Você também pode socializar com outras pessoas que pensam como você usando o Motor de Descoberta de Usuários. A ferramenta irá ajudá-lo a encontrar pessoas com interesses e histórias diferentes para contar. Saiba mais verificando o guia definitivo sobre como encontrar um parceiro de programação.

desenvolvedores equilíbrio jogo pessoal profissional programador

Motor de Descoberta de Usuários

8) TIRE FÉRIAS

Férias são uma parte regular de nossa vida de trabalho. É o período de ouro em nossa vida em qie podemos tirar o máximo proveito do tempo, mas, por diversos motivos, muitos programadores e desenvolvedores de jogos não tiram o máximo proveito das férias.

Não trabalhe em feriados ou durante as férias! Divirta-se, assista  um filme,  passe o tempo com a família!

9) COMUNIQUE-SE CONSTANTEMENTE COM SEU CÔNJUGE

Se você é casado ou tem um parceiro, mantenha as linhas de comunicação abertas com ele/ela. Programação e desenvolvimento de jogos é um trabalho estressante e requer apoio emocional de seu parceiro em todos os sentidos.

Se você está solteiro,  manter contato permanente com os seus amigos é a melhor maneira de lidar com a pressão do trabalho, que, por sua vez, melhora o seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

10) TIRE UM ANO SABÁTICO

Se você já estiver estabelecido na indústria de TI, é uma boa ideia tirar um ano sabático e pensar sobre sua vida. A licença é um longo período de férias tomadas depois de anos contínuos de trabalho. A licença pode ajudar a reorientar e repensar sua vida gerir a vida de uma maneira muito melhor.

A licença também pode ajudar a pegar seus projetos paralelos e trabalhá-los no seu próprio ritmo. Você também pode optar por transmiti-los ao vivo no Livecoding.tv.

CONCLUSÃO

O que você acha sobre o equilíbrio pessoal-profissional para um programador? Comente abaixo e deixe-nos saber. Estamos ouvindo!

  • Yan de Mello

    Muito bom!

Read previous post:
7(1)
给游戏开发者和程序员的10个建议:如何平衡工作与生活

工作与生活的平衡是互联网上最备受争议的话题。你在网上可以看到很多围绕这个话题的文章,它们给我们提出了许多建议,帮助我们提高生活质量,也建议我们哪些东西是应该放弃的。

Close