Analisando e traduzindo uma linguagem alienígena: “A Chegada”, logogramas e a linguagem de programação Wolfram

wolframSe os alienígenas realmente visitassem a Terra, os líderes mundiais teriam que trazer um cientista para desenvolver um processo para entender sua linguagem. Assim, quando o diretor Denis Villeneuve começou a trabalhar no filme de ficção científica “Arrival” (“A Chegada” em português), ele e sua equipe procuraram os cientistas da computação da vida real Stephen e Christopher Wolfram para trazer ciência autêntica para a tela grande. Christopher especificamente foi encarregado de analisar e escrever código para uma linguagem visual não-linear fictícia. Em 31 de janeiro, ele demonstrou o processo de desenvolvimento em uma transmissão ao vivo no LiveEdu.tv.

Clique aqui para ver o vídeo da transmissão de Christopher Wolfram.

Analisando e traduzindo uma linguagem alienígena: “A Chegada”, logogramas e a linguagem Wolfram

Tanto os cientistas como os telespectadores em geral estavam interessados na história das contribuições de Christopher e Stephen Wolfram para os bastidores do filme. Matérias foram feitas no Space.com, no OuterPlaces.com e em muitos outros sites. SlashFilm.com foi mais longe ao apontar seus leitores para o episódio “Arrival” do Science vs. Cinema com entrevistas com os Wolframs, outros cientistas, Jeremy Renner, Amy Adams e Villeneuve. A revista Wired também entrevistou Christopher Wolfram sobre o código na linguagem Wolfram criado para dar validade às ao filme.

ENJOYING THIS POST?

Get More Benefits With LiveEdu Pro

Stephen Wolfram

Stephen Wolfram

O Wolfram Research tem um histórico de contribuição para o cinema e TV. Dos enigmas no programa de televisão NUMB3RS à experiência do wormhole em Interstellar, a tecnologia e a perícia de Wolfram enriqueceram a arte e o entretenimento popular. Com “A Chegada”, contudo, Stephen e Christopher consultaram mais extensamente sobre o que Stephen chama de “a textura da ciência” do filme.

Christopher Wolfram

Christopher Wolfram

Ciência e tecnologia moldam o nosso mundo agora mais do que nunca. Filmes de ficção científica estão encontrando um público mais amplo, e essas histórias são criadas por alguns dos cineastas mais qualificados que há. Se cineastas como Villeneuve continuarem a reconhecer a importância de obter a ciência certa para seus filmes, ficção científica continuará a viver de acordo com a afirmação de Arthur C. Clarke: “a ficção científica é escapar para a realidade. […] A ficcção científica se preocupa com questões reais: a origem do homem e nosso futuro”.

Para mais informações sobre o envolvimento dos Wolframs em “A Chegada”, leia o post de Stephen Wolfram, “Quick, How Might the Alien Spacecraft Work?“.

Para assistir a outros vídeos de Stephen e Christopher Wolfram, visite seus canais aqui e aqui, respectivamente.

Read previous post:
color-logogram
科幻电影Arrival的幕后故事:一次好莱乌大导演与编程界大神的跨界合作 ——分析和翻译外星人的语言

无论是在科学研究,还是在科幻小说或影视作品中,外星人一直是世人所热衷的话题。如果有一天,外星人真的降临地球,人类将如何与外星人沟通,明白他们的语言呢?好莱乌导演Denis Villeneuve以此为灵感,创作了科幻电影Arrival ( 《降临》 )。他和他的创作团队请来了两位在编程界的大神级人物——电脑科学家Stephen Woflram 和Christopher Wolfram,与两人合作,将真实的科学搬上了大屏幕。 在电影拍摄过程中,Christopher主要负责分析和编写一种虚构的非线性视觉语言的代码。在1月31日,他在LiveEdu.tv上开通了直播,把整个开发过程与大家分享。

Close