Uncategorized

Cinco Maneiras para Aprender Código

Softwares estão ao nosso redor. É difícil encontrar alguma coisa no mundo contemporâneo que não seja executada em código, de telefones celulares até um par de tênis. O mundo invisível dos programas está ao nosso redor e, se você aprender a lidar com código, você poderá alcançar muitas coisas.

Mesmo que você não queira seguir uma carreira na área de ciência da computação, aprender código tem inúmeras aplicações do mundo real. Assim como aprender um idioma estrangeiro, entender um pouco de programação pode abrir novos caminhos neurais para incentivar o pensamento criativo e pode melhorar as competências gerais de resolução de problemas também. Nunca houve um melhor momento para aprender.

O mundo da programação está mais acessível do que nunca, com toneladas de tutoriais e plataformas disponíveis para as pessoas em todos os níveis de habilidade. Neste artigo, vamos destacar cinco maneiras acessíveis para você desenvolver suas habilidades.

Uma nova tendência são as transmissões ao vivo nas quais os espectadores podem sintonizar canais sobre a criação de servidores de Minecraft ou de um compilador a partir do zero e até mesmo a construção de uma ferramenta de busca. Atualmente, há uma pletora de transmissões aparecendo na internet, em canais do Twitch e do Livecoding.tv. Embora seja um recurso novo, assistir a uma dessas sessões é, de fato, incrivelmente esclarecedor e é capaz de oferecer ótimos insights para desenvolvedores novatos e experientes e a maioria das plataformas permitem que os espectadores façam perguntas aos streamers de modo que a aprendizagem acaba tendo uma mão dupla.

  • Participar de um bootcamp de código:

Bootcamps de código não param de surgir assim como a quantidade de startups de tecnologia não para de crescer. Os bootcamps são campos de treinamento com intensos programas educativos imersivos onde se aprende código num tempo impressionantemente curto. O treinamento geralmente envolve a formação de equipes e a construção de um produto (softwares, jogos, aplicativos). Após a conclusão do curso, é bem provável que se saia de lá já com um estágio ou um emprego de desenvolvedor júnior.

  • Usar plataformas interativas:

Impulsionadas pelo aumento demanda de programadores no mercado, as plataformas interativas de código são uma das maneiras mais baratas de aprender código. Graças a Codecademy, Udacity, Codeschool e muitas outras, acabaram-se os dias em que você teria que comprar um livro e configurar um ambiente de desenvolvimento antes que você pudesse começar a digitar seus primeiros códigos. Você só precisa de algumas horas de sobra e um bom editor de código. O resto do processo é cuidado pela plataforma.

A Hora do Código é uma introdução de uma hora à ciência da computação. Foi criada para desmistificar a programação e mostrar que qualquer pessoa pode aprender os fundamentos básicos desta ciência. As atividades da Hora do Código são autoexplicativas e tudo o que você precisa fazer é experimentar os tutoriais. Há opções para diferentes idades e níveis de experiência – a partir do jardim de infância. Você pode participar independentemente de onde esteja e do que tenha.

  • Fazer graduação em Ciência da Computação:

Você quer trabalhar com tecnologia de ponta ou apoiar uma unidade de negócios em uma empresa do setor privado? A realidade é que você pode ser um administrador de banco de dados, um analista de negócios, um analista de sistemas de computador engenheiro de software ou um pesquisador. Graduados em ciência da computação estão qualificados para uma ampla gama de cargos e carreiras, mas é importante que se tenha um objetivo profissional e fazer cursos de extensão na área desejada. Hoje em dia, o mercado de trabalho para o graduado em Ciência da Computação continua de vento em popa.

    Então, agora que você já sabe por onde começar, o que você está esperando para escrever seu primeiro código?

Avatar
About author

I, Dr. Michael J. Garbade is the co-founder of the Education Ecosystem (aka LiveEdu), ex-Amazon, GE, Rebate Networks, Y-combinator. Python, Django, and DevOps Engineer. Serial Entrepreneur. Experienced in raising venture funding. I speak English and German as mother tongues. I have a Masters in Business Administration and Physics, and a Ph.D. in Venture Capital Financing. Currently, I am the Project Lead on the community project -Nationalcoronalvirus Hotline I write subject matter expert technical and business articles in leading blogs like Opensource.com, Dzone.com, Cybrary, Businessinsider, Entrepreneur.com, TechinAsia, Coindesk, and Cointelegraph. I am a frequent speaker and panelist at tech and blockchain conferences around the globe. I serve as a start-up mentor at Axel Springer Accelerator, NY Edtech Accelerator, Seedstars, and Learnlaunch Accelerator. I love hackathons and often serve as a technical judge on hackathon panels.