Coding Community

Cláudio Luciano Florenzano, fundador da Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação

A Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação é um dos sites mais visitados por profissionais da área de TI. A CBSI foi criada em 13 de Outubro de 2011, quando seu fundador Cláudio Luciano e seus amigos Felipe Portela e Luan Morais, perceberam a necessidade de um canal que divulgasse os profissionais de Sistemas de Informação.

Hoje, vamos saber um pouco mais da história da CBSI e de seu fundador, Cláudio Luciano.

De onde surgiu a ideia de de criar a CBSI? Você já conhecia sites estrangeiros que também tinham o mesmo propósito de divulgar profissionais de Sistemas de Informação?

Cláudio Luciano Florenzano CBSI Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação

Cláudio Luciano Florenzano

A ideia de criar uma comunidade, surgiu em 2011, quando entrei na faculdade de Sistemas de Informação em Manaus, AM, apesar de eu estar na área de TI desde os meus 12 anos, eu desconhecia um pouco sobre o curso de Sistemas de Informação, e quando fui pesquisar na internet, achei pouquíssimo conteúdo. Inspirado numa comunidade que existia no antigo Orkut, com cerca de 30 mil membros na época, resolvi criar a minha própria com intuito de ser um guia para os acadêmicos da área, é tanto que o primeiro nome foi “Guia Sistemas de Informação”. Meu objetivo na época era singelo ter apenas 20 mil seguidores, quando cheguei nesse patamar mudei para CBSI e lancei o site em 2014.

É ótimo que existam sites em que os leitores também podem enviar suas matérias. Desde o início do site que vocês aceitam sugestão de matérias de leitores? Ou essa ideia de ter colaboradores veio depois?

Antigamente a comunidade (antes de ter o site próprio), compartilhava posts de outros portais com assuntos relacionados a SI, mas como eu frisei na pergunta anterior existia pouco conteúdo, às vezes eu ficava alguns dias sem postar, mas a comunidade em si ia crescendo, e vi a necessidade de criar um site, inicialmente criei um blog, e ainda não aceitávamos sugestões, apenas recebíamos mensagens diretamente nas redes sociais. Só em 2014 que criamos uma ferramenta para tal feito, e para quem quiser colaborar, é só clicar nesse link.

Você afirma que os profissionais de sistemas de informação são muito importantes para o século XXI. Explique com suas palavras o impacto destes profissionais para o mundo atual.

Sem dúvida, sempre afirmo que o profissional de Sistemas de Informação, é a peça-chave para este século, porque ele é o “século da informação” o profissional de SI cuida justamente dessa parte, a informação. Apesar de ainda estarmos desprotegidos por leis específicas para TI, e uma falta de um conhecimento maior sobre o profissional, esse é uma das missões da CBSI: Valorizar o profissional.

Hoje, a CBSI é um site procurado por vários profissionais de TI e não apenas profissionais de sistemas de informação. Vimos que o site tem matérias interessantes para programadores, desenvolvedores de games, profissionais de bancos de dados e muitos outros. Desde sempre vocês tinham em mente que o CBSI seria um site para todos os profissionais de TI ou vocês começaram apenas com assuntos sobre sistemas de informação e foram ampliando os temas com o tempo?

CBSI Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação

CBSI

Sim, em 2016 recebemos cerca de 2,6 milhões de visitantes, e já fizemos pesquisas, apontando que 40% deles são profissionais de Sistemas de Informação, o restante de 60% são outros profissionais, até fora da área de TI, o que achamos bem interessante, por isso resolvemos diversificar, mas mantemos sempre o pilar de ser Sistemas de Informação. No início, só tínhamos em mente falar apenas para os profissionais de SI, houve um crescimento sensacional, contamos com mais de 115 mil seguidores diretos atualmente, não poderíamos deixar eles sem conteúdo.

Hoje, além do CBSI, ao que mais você se dedica? Tem outros projetos?

Me considero o autêntico empreendedor, além de me dedicar ao projeto CBSI para a difusão da ciência e tecnologia, também sou consultor e gestor de TI, trabalho com projetos de TI (desenvolvimento, web, gerenciamento, orientação etc), seja para empresas privadas ou cidades. Atualmente estou finalizando a pós-graduação em Segurança da Informação, outra área que estou focando.

Felipe Portela CBSI Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação

Felipe Portela

Além de você, o site também foi fundado por Felipe Portela e Luan Morais. Como foi a divisão de trabalho entre vocês? Quem fez o quê?

Luan Morais CBSI Comunidade Brasileira de Sistemas de Informação

Luan Morais

Apesar de eu ter iniciado “sozinho” a CBSI, sempre digo que não existe trabalho solitário, precisamos sempre de uma equipe. O Felipe e o Luan entraram nessa comigo, faço toda a parte de gerenciamento técnico e conteúdo, o Felipe é da parte de conteúdo e o Luan da divulgação.

De todas as matérias que você já recebeu de seus colaboradores, você tem uma preferida? Uma matéria que você gostou muito de ler e publicar na CBSI?

Olha já publicamos mais de 2,3 mil matérias, cada uma é especial para mim, porque sempre imagino o quanto ela pode ajudar, através de um curso, uma dica etc. Então não tenho uma “especial” digamos, todas para mim são especiais.

Você também é programador? Se sim, tem alguma linguagem ou framework que gosta mais? Por quê?

Apesar de conhecer linguagens de programação, não sou programador efetivamente, sou mais da área de gestão. Mas a linguagem de marcação que gosto é o HTML porque desde 2008 estou na área web e de programação o Python por ser simplificada e robusta.

Gostaria de deixar alguma mensagem para seus leitores e seus colaboradores?

Gostaria de agradecer ao LiveEdu.tv pela entrevista, é sempre bom compartilhar a informação com mais pessoas. A mensagem que posso deixar não só para meus leitores e colaboradores, como para qualquer um, é de que a Tecnologia da Informação, muda o mundo hoje em dia, use com sabedoria, use para o bem de todos. Grande abraço.

_______________

Para conhecer as histórias de outros programadores brasileiros, fique ligado nas atualizações do blog do LiveEdu.tv.

Se quiser assistir ao desenvolvimento de projetos de programadores brasileiros, confira estes vídeos.

Leia também:

Charleston Anjos, criador da rede social Plookr

Camilo Sasuke, criador do framework ca2

Avatar
About author

I, Dr. Michael J. Garbade is the co-founder of the Education Ecosystem (aka LiveEdu), ex-Amazon, GE, Rebate Networks, Y-combinator. Python, Django, and DevOps Engineer. Serial Entrepreneur. Experienced in raising venture funding. I speak English and German as mother tongues. I have a Masters in Business Administration and Physics, and a Ph.D. in Venture Capital Financing. Currently, I am the Project Lead on the community project -Nationalcoronalvirus Hotline I write subject matter expert technical and business articles in leading blogs like Opensource.com, Dzone.com, Cybrary, Businessinsider, Entrepreneur.com, TechinAsia, Coindesk, and Cointelegraph. I am a frequent speaker and panelist at tech and blockchain conferences around the globe. I serve as a start-up mentor at Axel Springer Accelerator, NY Edtech Accelerator, Seedstars, and Learnlaunch Accelerator. I love hackathons and often serve as a technical judge on hackathon panels.