Uncategorized

10 Hábitos e Coisas que Apenas Programadores Sabem

Quais são as 10 coisas que só quem é programador sabe? Programadores são de uma espécie que sabe como contar do zero e a importância da cafeína. Como vocês já devem ter visto até agora no Livecoding.tv, um programador tem hábitos diferentes. Eles também compreendem computadores num nível muito mais profundo do que qualquer pessoa normal.

Alexy Radul, do MIT, publicou um artigo sobre seus hábitos na hora de programar. É uma ótima leitura para todos que se interessam por programação. Para o resto das pessoas, temos que olhar para os hábitos por um ângulo diferente. Nem todos querem se envolver com o dialeto da ciência da computação.

Então, onde está a pessoa comum?

Uma pessoa comum conhece o computador como um aparelho capaz de realizar tarefas. A tarefa pode ser simples como navegar na internet ou complicada como cálculos numa planilha Excel. Após esse ponto, uma pessoa comum ficará no vácuo se tentar entender matrizes de 0 e 1.

Este artigo está direcionado a todos que querem saber as coisas que somente programadores sabem e seus hábitos únicos. Será que eles vêem o mundo de uma forma diferente? O que faz seus hábitos serem únicos? Vamos descobrir!

Uma boa (e longa) playlist é um dos ingredientes para o sucesso dos programadores

Se você andou pelo Livecoding.tv por, pelo menos, 5 minutos, você vai perceber que muitos streamers estão sempre com uma playlist tocando. Até programadores do Facebook e de outras grandes empresas têm a sua playlist para tocar enquanto estão codificando.

Escrever código por horas a fio pode ser uma tarefa assustadora e ouvir músicas ajuda a manter-se energizado e focado durante toda a sessão de programação.

Quer dividir a sua playlist? Então, não se esqueça de compartilhá-la nos comentários. Criaremos uma playlist definitiva e a lançaremos para a comunidade Livecoding.tv.

Café é a fonte fundamental de nutrição

Quando se está trabalhando sem parar, tendemos a desenvolver um vínculo muito forte com café. Muitos programadores acreditam que café e fast food são o sustento de vida. Não há trabalho feito sem a ingestão significativa de cafeína.

Cafeteiras são parte de qualquer ferramenta de trabalho engenheiro. Outra maneira de se reabastecer é visitar a cafeteria mais próxima e começar a  programar com o laptop.

A diferença entre codificador, programador e desenvolvedor

Estes três termos têm, provavelmente, o mesmo significado para a maioria das pessoas. A paciência de um programador é sempre desafiada quando se está conversando com alguém que não sabe dizer a diferença entre um codificador, programador e desenvolvedor.

Leia este interessante artigo sobre a diferença entre estes termos, hacker e cientista da computação. Não deixe de ler.

A diferença entre Java e JavaScript

Ver um programador tentar explicar a diferença entre Java e JavaScript pode não ser a algo aprazível. A maioria das pessoas assumem que são a mesma coisa e, na maioria dos casos, os programadores só conseguem explicar a diferença entre scripts e programação. E sua tentativa será em vão.

Muitos programadores iniciantes também ficam confusos com as semelhanças entre os nomes. Será que você já esteve nesta situação quando começou?

Pontuação perfeita é essencial

Ama escrever? Então, você pode jogar com as regras ou subvertê-las para inventar seu modo de escrever tópicos. Entretanto, o caso é diferente em relação ao computador.

Se você já encontrou-se preso por causa de um ponto e vírgula faltando, você sabe o que eu quis dizer. Sintaxe e semântica estão fortemente acoplados, e o computador não vai entender o seu código se não estiver 100% certo.

Além de seu professor de português do 10º ano, os computadores são, provavelmente, as únicas coisas que exigem a pontuação perfeita. Nós não estamos falando gramática per se. As linguagens de programação têm a sua estrutura de sintaxe que você precisa saber direito.

Todavia, há um twist. Os programadores têm o luxo de nomear um projeto da maneira que quiserem. A sua imaginação fértil pode ser usada como fez o criador da linguagem Python, que foi nomeada por Guido van Rossum após um show de comédia.

Paciência é outro ingrediente para a receita do sucesso

A maioria dos programadores sabe que você quase nunca acerta um código de primeira… ou de segunda… ou terceira. Bem, quem está contando?

Programadores sabem que trabalhar com código é um compromisso para a vida; não é exatamente um grande destaque, mas é uma experiência para toda a vida. Sem paciência, não haveria programadores.

Enquanto o horário de trabalho da maioria das pessoas é das 9 da manhã às 5 da tarde, o de um programador é das 9 da manhã às 3 da madrugada

Desenvolver um produto não é fácil. O tempo voa durante as sessões de codificação e debugar faz isso parecer que nunca vai terminar. Para muitos arquitetos de software, o tempo não é uma preocupação. A única preocupação é a qualidade do seu trabalho e como eles impactam a sociedade como um todo. A maioria dos streamers no Livecoding.tv conhecem o impacto da tecnologia na sociedade e sua capacidade de se movê-la para frente.

A sensação única de construir algo a partir do zero faz torna tempo insignificante. Os seguintes processos de pensamento são o que melhor descreve este processo que nunca termina:

“Deixe-me corrigir este código e então eu vou fazer uma pausa”;

“Ok, mais este aqui e, em seguida, eu vou”;

“Espere! Por quê isso está aparecendo aqui? Melhor resolver isso agora”.

Os programadores são conhecidos por suspeitarem do sucesso imediato

Um programador experiente sabe que soluções rápidas não existem. O que existe são inúmeras maneiras de se resolver um problema. Além disso, existem centenas de testes em caso de uma solução der errado. Programadores compreendem que o sucesso é um negócio de longo prazo.

James Gosling, o criador do Java, disse o seguinte em relação à seguraça (uma parte importante da ciência da computação): “People think of security as a noun, something you buy. In reality, it’s an abstract concept like happiness. Openness is unbelievably helpful to security”. Criar um conceito perfeito e seguro não é possível, portanto, não há umaa solução rápida.

Não se distrair durante uma sessão de programação

Se a comunicação não for ajudar a resolver um problema, então é melhor deixar o programador trabalhar sozinho. Algumas pessoas pensam que conversar com um programador irá ajudá-lo a resolver o problema no qual ele ficou preso.

Um programador pode se tornar o mais vil ser na terra quando eles se incomodam com aqueles que interrompem com boa intenção. Em suma, só ajude se for solicitado. Caso contrário, é melhor deixá-los sozinhos.

Conviver com os outros programadores é capaz de fazer de você um programador melhor

Nothing makes me realize what a crap programmer I am like reading a good programmer’s code.” – Scott Hanselman

A programação é uma arte e se você for social sobre a sua arte, você provavelmente não vai se tornar melhor no que faz. Aprender com os outros ou encontrar um mentor fará com que você aprenda mais rápido do que quando você tenta aprender sozinho.

Conclusão

Aprender sobre os hábitos dos programadores e seu conhecimento sobre computadores é sempre uma experiência fascinante. Quais hábitos listados acima combina com você? Comente abaixo. Nós também estamos ansiosos para saber todos os hábitos que você acha que são únicos seus.

Avatar
About author

I, Dr. Michael J. Garbade is the co-founder of the Education Ecosystem (aka LiveEdu), ex-Amazon, GE, Rebate Networks, Y-combinator. Python, Django, and DevOps Engineer. Serial Entrepreneur. Experienced in raising venture funding. I speak English and German as mother tongues. I have a Masters in Business Administration and Physics, and a Ph.D. in Venture Capital Financing. Currently, I am the Project Lead on the community project -Nationalcoronalvirus Hotline I write subject matter expert technical and business articles in leading blogs like Opensource.com, Dzone.com, Cybrary, Businessinsider, Entrepreneur.com, TechinAsia, Coindesk, and Cointelegraph. I am a frequent speaker and panelist at tech and blockchain conferences around the globe. I serve as a start-up mentor at Axel Springer Accelerator, NY Edtech Accelerator, Seedstars, and Learnlaunch Accelerator. I love hackathons and often serve as a technical judge on hackathon panels.