Uncategorized

Os 10 Melhores Lugares Para Aprender Código Gratuitamente

Agora que os softwares estão dominando o mundo através da automatização de todos os tipos de trabalhos rotineiros, o conhecimento básico de como linhas de código criam mundos digitais que exploramos todos os dias vem se tornando fundamental. Codificação não é particularmente fácil de aprender, mas é exatamente por isso que saber é tão valioso. Mesmo que você não tenha planos de se tornar um desenvolvedor de software, passar algumas semanas ou meses aprendendo a codificar vai, sem dúvidas, aguçar a sua capacidade de solucionar problemas além de torná-lo mais produtivo e eficiente.

Felizmente, já não é mais tão difícil aprender como codificar. Existem, hoje, muitas plataformas de educação e ferramentas para tornar a criação de softwares e aplicativos móveis mais fáceis e, o melhor, de graça. Você pode acabar descobrindo que a codificação é algo que você realmente gosta e você poderá realmente querer se tornar um desenvolvedor de software, por exemplo. Quem sabe? Considerando-se que um desenvolvedor experiente pode ganhar bastante dinheiro, não é uma má ideia.

Aqui, estão 10 plataformas para você aprender código gratuitamente:

Livecoding.tv

Livecoding.tv foi lançado para ajudar programadores a aprenderem com seus colegas em tempo real. A maneira como o Livecoding.tv funciona é bastante simples. Desenvolvedores transmitem vídeos ao vivo de código e os usuários podem assistir, fazer perguntas e dar feedback.

Hour of Code

Hour of Code deriva da não-lucrativa Code.org. É exatamente isso que o nome sugere: uma introdução de uma hora à ciência da computação e código. Entre os patrocinadores da Hour of Code estão a Apple, a Amazon e a Microsoft, além de outras empresas como a College Board e a Boys and Girls Club of America. Não há restrições de idade.

Free Code Camp

Free Code Camp permite que você trabalhe em projetos de Full Stack JavaScript com o auxílio da comunidade do Free Code Camp através de salas de bate-papo. O mais legal é que você realmente cria aplicativos para organizações sem fins lucrativos após 800 horas de dedicação e trabalho.

MIT OpenCourseWare

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts disponibiliza online, gratuitamente, conteúdo dos mais de 2000 cursos oferecidos pela universidade. Você pode encontrar palestras em vídeo, anotações de aula, avaliações e manuais, dependendo do curso.

Code School

Code School oferece opções gratuitas e pagas. A conta gratuita dá acesso a 10 cursos introdutórios sobre tópicos como SQL, Objective-C e jQuery, o que pode ser um bom meio de começar.

W3Schools

W3Schools oferece cursos livres de HTML e CSS, JavaScript, PHP, jQuery e muitos outros. Eles também têm uma tonelada de referências. Então, se você precisar descobrir o que <span> significa, você, rapidamente, verá que isso “define uma seção de um documento”.

edX

Existem muitas plataformas de Curso Online Aberto e Massivo (MOOCs). edX é uma delas. A menos que você se inscreva num curso com certificado, é gratuito assistir aulas como Introdução à Ciência da Computação e Programação Usando Python, do MIT.

Coursera

Similarmente, há o Coursera. Você pode assistir aulas, por exemplo, de Introdução à Computação, da Universidade de Stanford ou Programação de Aplicações para Dispositivos Móveis Android, da Universidade de Maryland.

Bento

Se você precisa de mais organização na sua pesquisa por recursos de codificação, entre no Bento. Bento oferece uma grade organizada por assunto e cada caixa lista as escolhas dos os melhores tutoriais gratuitos que há, assim como qual a ordem para concluí-los. Ele começa com os fundamentos da web e passa por outras áreas como desenvolvimento de front-end, desenvolvimento de back-end bancos de dados etc. Há também algumas alternativas pagas para conteúdo complementar.

Codecademy

Vá no seu próprio ritmo e conecte-se com pares enquanto você aprende código. Codecademy proporciona fóruns de perguntas e respostas, grupos de estudo sobre assuntos como Ruby, Python, jQuery e muito mais.

Avatar
About author

I, Dr. Michael J. Garbade is the co-founder of the Education Ecosystem (aka LiveEdu), ex-Amazon, GE, Rebate Networks, Y-combinator. Python, Django, and DevOps Engineer. Serial Entrepreneur. Experienced in raising venture funding. I speak English and German as mother tongues. I have a Masters in Business Administration and Physics, and a Ph.D. in Venture Capital Financing. Currently, I am the Project Lead on the community project -Nationalcoronalvirus Hotline I write subject matter expert technical and business articles in leading blogs like Opensource.com, Dzone.com, Cybrary, Businessinsider, Entrepreneur.com, TechinAsia, Coindesk, and Cointelegraph. I am a frequent speaker and panelist at tech and blockchain conferences around the globe. I serve as a start-up mentor at Axel Springer Accelerator, NY Edtech Accelerator, Seedstars, and Learnlaunch Accelerator. I love hackathons and often serve as a technical judge on hackathon panels.